Gestão de custos: conheça os conceitos básicos para o equilíbrio financeiro

Gestão de custos: conheça os conceitos básicos para o equilíbrio financeiro

O sucesso financeiro da empresa começa justamente a partir de uma gestão de custos de qualidade. O empresário que não conhece o próprio negócio, não sabe onde e quando precisa investir e, principalmente, não sabe de onde sai tantos custos e despesas, provavelmente terá mais desafios no caminho do empreendimento. Todo esse conhecimento dá ao gestor maior poder nas tomadas de decisões. Não somente isso, o proprietário da empresa terá mais autonomia para administrar com segurança e negociar meios de crescer. A gestão de custos, portanto, faz com que o gestor tome as rédeas do negócio e saiba pisar no freio na hora certa. Em outras palavras, é possível sim evitar uma série de prejuízos e catástrofes apenas cuidando da gestão de custos.

O conceito da gestão de custos nas empresas Como um bom resumo podemos definir a gestão de custos como um gerenciamento inteligente de gastos. Sabemos que a maior parte do faturamento de uma empresa é destinada aos custos e despesas. Sendo assim, otimizar a gestão deste setor fará com que o gestor possa identificar melhores oportunidades de investimentos, assim como a redução de custos improdutivos. O aumento de lucro é uma consequência vantajosa que possibilita o crescimento acerca de estratégias bem posicionadas e alinhadas com os objetivos. Sem dúvidas, manter a saúde financeira em dia é o que sustenta qualquer empresa em pé. Quando essa área é deixada de lado, os impactos começam a aparecer nos resultados, que geralmente são insatisfatórios, na lucratividade, na produtividade e na longevidade da empresa. Se você desconhece qual é a sua margem de lucro, de que adianta desperdiçar estratégias para aumentar as vendas? São esse e outros erros que tornam incerto o futuro de um negócio que tem tudo para crescer. 5 erros da gestão de custos que você precisa evitar 1 – Não aplicar a precificação estratégica

Você já conhece a técnica de Pricing? Consiste em um método totalmente eficaz para estabelecer a precificação de produtos, a fim de conquistar os clientes pelo valor percebido. Isso gera um retorno de investimento muito grande, uma vez que é possível ajustar os preços de forma que seja vantajosa para ajudar no crescimento. Essa é uma prática estratégica que deve constar na gestão de custos de qualquer empresa, Porém, muitas ainda não aplicam, seja por falta de conhecimento, seja por falta de oportunidade. 2 – Falta de controle do estoque Esse é um erro que pode se transformar em um leque de novos problemas. A gestão de estoque pode otimizar e até aumentar o faturamento do seu negócio. Exatamente por isso que é também uma ferramenta de gestão de custos. Você tem conhecimento sobre o que sai e o que entra no estoque? Caso não tenha essa informação, fica mais fácil acontecer erros de compras desnecessária, assim como a ruptura de estoque. 3 – Lucro ou prejuízo? Quando a gestão chega ao ponto de não saber se a empresa está operando no lucro ou prejuízo já é um alerta crítico para implementar mudanças urgentes. O fluxo de caixa é uma ferramenta da gestão que registra toda a movimentação financeira do negócio, porém não é capaz de avaliar se está ganhando prejuízo ou lucro. Com essa falta de controle os custos e despesas podem aumentara o invés de trazer a escalabilidade. 4 – Falta de automação A automação já é uma tendência necessária em estabelecimentos que pretendem alcançar a expansão. Dessa forma, todos os departamentos precisam ser integrados, a fim de que ocorra uma conversa alinhada e ajustada aos objetivos da empresa. Sabemos que a execução manual, principalmente de questões financeiras, pode gerar erros. Erros nesse setor podem significar prejuízos e mais prejuízos, além da falta de produtividade e objetividade. Para atingir uma performance financeira ideal e evitar todos estes erros, contar com um bom software de gestão empresarial, que tenha o módulo financeiro integrado é a melhor forma de garantir uma gestão de custos eficiente.

Tem interesse? Nos mande um e-mail e talvez estejamos a um passo de nos tornarmos parceiros.

R. Carlos Chagas, 154 - Setor Serrinha, Goiânia - GO,
74835-020

(62) 3924-7120 |  (62) 98169-5371

Copyright © 2020 por Soft-Tec. Todos os direitos reservados.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon

Whatsapp

(62) 98335-0808

E-mail

Central

(62) 3924-7120

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon